A Secção de Serviços da Rizoma visa a prestação de serviços tanto aos membros da cooperativa como a clientes externos.
Tem como objetivo gerar uma rede de prestadores e utilizadores de serviços que se complementam mutuamente, estabelecendo relações económicas e solidárias duradouras e permitindo às cooperantes alcançar uma progressiva autonomia em relação aos mercados capitalistas.

Atualmente, os projetos geridos pela Secção de Serviços são:
- Espaço de Co-Work (escritórios partilhados)
- Auto-Emprego (alternativa a recibos verdes para trabalhadores independentes);
- Malha Cooperativa (projeto independente de investigação, formação e facilitação)
A secção de serviços tem um potencial imenso para desenvolver projetos profissionais, individuais e coletivos, em praticamente qualquer área económica. A materialização desse potencial apenas depende do empenho e participação dos seus membros.

Filipe Olival
O que é o Emprego Cooperativo?
Um dos objetivos da Rizoma é criar uma solução comunitária de entreajuda que permita aos seus membros desenvolver projetos autónomos, de natureza individual (Auto-Emprego) ou coletiva (Coletivos Laborais, como é o exemplo a Malha) de forma remunerada. Para tal, disponibilizamos as ferramentas necessárias para que os cooperantes forneçam serviços aos seus clientes, retirando daí o seu rendimento enquanto contribuem para a sustentabilidade da própria cooperativa. A essa solução comunitária chamamos Emprego Cooperativo (EC).
Para saberes mais, consulta o Manual do Emprego Cooperativo da Rizoma (ainda em construção).
Se estiveres interessado em integrar a tua atividade profissional na Rizoma, contacta-nos!
Gostavas de ter um espaço de trabalho na Rizoma?
Escreve um email para cowork@rizomacoop.pt.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h30
Podes consultar todas as condições aqui.
Sobre a Malha
A Malha é um projeto colectivo autónomo da Secção de Serviços da Rizoma, cuja missão é apoiar indivíduos, comunidades e organizações na construção do seu futuro através do conhecimento partilhado e da ação coletiva. Fornece serviços de investigação, formação e facilitação de processos participativos e apoio a organizações cooperativas.
