Cooperativa Integral


Começámos por abrir uma mercearia comunitária, mas a cooperativa pode vir a ser muito mais que isso e ajudar a resolver mais problemas sociais e económicos do que apenas o do consumo alimentar. Por isso, registámo-nos como uma cooperativa multissetorial, que terá várias secções de atividade: a Secção de Consumo, que gere a Mercearia, é a única que está atualmente ativa, mas no futuro queremos abrir as Secções de Agricultura, Comercialização, Cultura, Serviços e até de Habitação.

Isso significa que podemos integrar todo o tipo de projetos nessas áreas de atividade e que poderemos assim, a longo prazo, fornecer à comunidade dos membros uma ferramenta democrática para desenvolver uma economia comunitária e cooperativa.

Quando um novo membro se junta à Rizoma, tem de escolher em que Secção/ões se quer inscrever e para cada uma há um mínimo de títulos sociais com que deve participar. Mas isso fica para mais tarde! Para já, apenas existe a de Consumo, e o mínimo são 3 títulos (5€ cada).

Organização e o processo de decisão

O núcleo da organização da Rizoma são os Grupos de Trabalho (GT). Em cada GT há um Representante, que tem o papel de porta-voz do GT na Reunião Geral, e um Coordenador, que representa o GT no Círculo de Coordenação. Cada GT determina como progride nas suas responsabilidades, idealmente através do consentimento de todos os membros ativos do GT.

Pelo menos uma vez por mês, durante a Reunião Geral, tomam-se decisões sobre a organização da Rizoma conjuntamente, por consentimento. Todos os membros da Rizoma são bem-vindos a participar nesta reunião e a ajudar a tomar decisões, ainda que estejam sempre representados pelos Representantes dos GTs!

Duas vezes por ano, os membros da Rizoma reúnem em Assembleia Geral, onde se decidem temas como o orçamento anual, o plano estratégico e eventuais alterações ao regulamento geral interno e estatutos. O quórum da Assembleia Geral é de 50% dos membros ativos e as decisões são tomadas por maioria qualificada de 3⁄4 dos votos.

Os Grupos de Trabalho (GT): Café, Comunidade & Comunicação externa, Espaço, Finanças, Governança, IT, Membros & Comunicação interna, Produtos